terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O JEQUITINHONHA NO JORNAL DA RECORD

Durante esta semana, de 9 a 14 de fevereiro, o programa jornalístico da Record apresenta a nova série de reportagens especiais: "Jequitinhonha: O Vale Esquecido".

O Vale do Jequitinhonha situa-se ao norte do Estado de Minas Gerais, sendo banhado pelo Rio Jequitinhonha e seus afluentes.

Com um milhão de habitantes e mais de 300 anos de história, o Vale do Jequitinhonha é considerado uma das regiões mais pobres do Brasil. Aproximadamente 75% da população vive na área rural, com práticas rudimentares de agricultura e pecuária.

A nova série de reportagens especiais do Jornal da Record mostra que o local possui uma imensa riqueza cultural.

O repórter Rodrigo Vianna fez uma viagem fascinante e encontrou uma terra marcada pelos extremos. Ele percorreu o rio Jequitinhonha e, ao longo do percurso, se deparou com a realidade de uma região em que as riquezas sempre foram arrancadas. A série mostra também as contradições de uma terra que produz tanta madeira e as pessoas têm dificuldades até para conseguir lenha para cozinhar. Revela ainda que no passado os diamantes eram fáceis e fartos e, atualmente, o garimpeiro precisa fazer um esforço enorme para encontrar pequenas pedrinhas preciosas.

A série revela ainda quais são as comidas típicas da região que são exportadas para o mundo.

O repórter Rodrigo Viana mostra ainda o desafio das várias espécies de tartarugas marinhas que lutam para sobreviver no rio Jequitinhonha.

O Jornal da Record vai ao ar às 20h.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

atenção ao 14 de fevereiro de 2009...

Haverá neste dia exatamente o alinhamento cantado na música AQUARIUS, há 40 anos...

"When the Moon is in the seventh house

and Jupiter aligns with Mars...

Then peace will guide the planets

and love will steer the stars... "

" Quando a Lua estiver na sétima casa

e Jupiter se alinhar com Marte...

Então a PAZ guiará os planetas

e o Amor varrerá as estrelas... "

No alvorecer do dia 14/fev., o Cosmos realmente vai personificar este perfeito alinhamento, apoiando nossa manifestação coletiva de Amor e PAZ, no alvorecer da Era de Aquarius.

Veja mapa astral do dia 14/fev. que revela uma incrível concentração de influências cósmicas, combinando com as energias de Aquarius na décima segunda casa.

Júpiter, o planeta da expansão, e Marte, planeta da energia/ação, estarão alinhados com o objetivo mais elevado.

A presença de Quíron, o curador ferido, nos oferece a oportunidade de curar os fatos que nos separaram durante tanto tempo de nós mesmos e do Todo.

Netuno enfatiza os movimentos humanitários coletivos e a co-criação da justiça social.

A presença do SOL ilumina este alinhamento especial.

Mercúrio, tambem na décima segunda casa, apenas um pouco além de Capricórnio, se alinha com Plutão, significando Transformação para se comunicar e ancorar a MUDANÇA, através das estruturas globais/instituições.

A Lua em Libra na sétima casa enfatiza o início de relacionamentos harmoniosos.

Vênus em Áries na primeira casa dá Energia e Poder ao dinamismo co-criatividade.

Saturno, o grande mestre do trabalho, em oposição à Urano, o desperto inesperado, sugere uma série de confrontações com velhos paradigmas que não são mais sustentados, entregando-se ao novo, com novas esperanças. Sua colocação entre Virgem e Peixes traz altruísmo prático e inspiração visionária nesta transição.

Durante os 18 minutos do alinhamento, coloque sua intenção de AMOR e PAZ para juntos CO-CRIARMOS O ALVORECER DA ERA DE AQUARIUS no Cosmos...

Na forma que mais for apropriada para você, energize este momento com suas INTENÇÕES E ORAÇÕES e juntos criaremos uma onda de energia que abraçará a Terra.

Participe deste grande pequeno INSTANTE JÁ DA COISA, como dizia Clarice Lispector

Fonte de Pesquisa: (Blog de Carmen Balhestero http://dopranaaluz.blogspot.com/www.pax.org.br


Leia ainda este interessantíssimo Horóscopo das Flores:

CAMPAINHA-IMPERIAL (de 6/1 à 2/2)

Com delicadas flores em forma de taça, essa planta se desenvolve muito bem em temperaturas amenas e em lugares ensolarados, além de se adaptar a qualquer tipo de solo. As pessoas nascidas sob o signo de Campainha-Imperial são, a exemplo da flor que as simboliza, extremamente adaptáveis e amantes da luz e do calor. Buscam relacionamentos intensos e têm o dom de transformar os obstáculos em valiosas oportunidades de comprovar o próprio valor e alcançar a vitória. Às vezes, mostram-se distraídas e até meio relapsas, mas esse alheamento nada mais é do que a expressão de uma mente criativa e incansável, eternamente empenhada na busca de novos horizontes. Para transformarem seus sonhos em realidade, precisam
aprender a ter mais persistência e a agir de forma mais objetiva.

FLOR-DE-LÓTUS (de 3/2 à 1/3)
Essa flor, que brota na lama e se eleva para o céu por meio de um caule compridíssimo, é o símbolo da pureza no Oriente. Na Atlântida, representava a essência pura que existe no íntimo de cada ser. As pessoas nascidas sob o signo de Flor-de-Lótus são sensíveis e intuitivas, embora tendam a adotar um comportamento rígido e objetivo no dia-a-dia. São emocionalmente vulneráveis e magoam-se com facilidade, mas sabem esconder muito bem esses sentimentos. Gostam de ajudar os outros e podem se sacrificar pelo bem-estar dos entes queridos. Para serem felizes, querem estar em paz e em harmonia com todos que fazem parte de suas vidas.

NARCISO (de 2/3 à 21/3)
Conta-se que essa flor, tão rara nos dias de hoje, espalhava-se por todos os jardins atlantes. As pessoas que nascem sob o signo de Narciso destacam-se por sua habilidade em se comunicar, pela simpatia e pelo jogo de cintura que lhes permite sair-se bem nas mais diversas situações. São pacientes e, quando necessário, agem com uma boa dose de ousadia, o que lhes garante sucesso em vários empreendimentos.

VIOLETA (de 22/3 à 20/4)
A delicadeza é a principal qualidade associada a essa flor. Por isso, as pessoas que nascem sob o signo de Violeta são discretas, adaptam-se a quaisquer circunstâncias e gostam de ajudar os outros, sem jamais esperar recompensas. Podem ter aparência vulnerável, mas possuem força de vontade férrea e grande firmeza de espírito. Não toleram mentiras, traições, demonstrações de egoísmo ou ambição excessiva.

HIBISCO (de 24/4 à 10/5)
Semelhante a uma taça, a flor hibisco tem uma forma original e harmoniosa. Pode ser branca, rosada, amarela ou vermelha. As pessoas que nascem sob o signo de Hibisco são originais, abertas a novas experiências, organizadas e extremamente comprometidas com aprimoramento pessoal. Gostam de manter um convívio social amplo, são vaidosas e se preocupam em obter o reconhecimento dos outros.

ESPOREIRA (de 11/5 à 31/5)
Azuis e pequeninas, as flores da esporeira se assemelham a pequenos golfinhos, presos a caules firmes e eretos. As pessoas que nascem sob este signo são fortes, determinadas e dignas, fazem questão de ter seu valor reconhecido e repudiam a falsidade e a hipocrisia. Realistas, sabem agir com serenidade e bom senso, mas nem por isso deixam de lado seus ideais e seus sentimentos mais elevados. São obstinadas, batalhadoras e dotadas de grande energia e força de vontade.

FLOR-DE-MARACUJÁ (de 1/6 a 23/6)
Para os atlantes, essa flor é o símbolo da dualidade da natureza. As pessoas que nascem sob o signo de Flor-de- Maracujá podem ser bastante duais. Às vezes, aparentam uma determinada coisa, embora tenham uma essência absolutamente oposta. São falantes e decididas, mas às vezes se retraem e deixam de agir porque receiam errar. Podem encontrar a felicidade quando conseguem estabelecer um ponto de equilíbrio entre as energias opostas que agem em sua personalidade.

ORQUÍDEA (de 24/6 à 11/7)
A orquídea é uma planta que depende das outras para sobreviver, pois suas raízes não se prendem ao solo. Mesmo assim, ela consegue manter sua independência e é dotada de beleza exuberante. As pessoas que nascem sob o signo de Orquídea lutam para ser livres e para viverem com independência e autonomia. Mas, para alcançarem seus objetivos, precisam perder o medo da solidão e não devem se preocupar tanto com as opiniões dos outros. Apreciam o luxo, o conforto e a harmonia. Podem enriquecer com um golpe de sorte e tendem a ser muito favorecidas pelo destino.

LÍRIO (de 12/7 à 5/8)
As propriedades alucinógenas da flor do lírio fizeram dessa planta um símbolo da magia para muitas civilizações, inclusive a atlante. Além disso, essa flor está associada à pureza e à dignidade. As pessoas que nascem sob o signo de Lírio são dotadas de caráter nobre. Comportam-se com retidão, firmeza e coerência. Não gostam de julgar nem de serem julgadas, pois acreditam que cada um tem o direito de errar e que não cabe a ninguém avaliar o que é certo ou errado. São práticas, objetivas e sensatas, mas também apresentam um lado emotivo bastante forte.

PAPOULA (de 6/8 à 28/8)
Essa flor de cores brilhantes é a fonte do extrato usado para preparar o ópio. As pessoas nascidas sob o signo de Papoula gostam de viver em ritmo de aventura. São otimistas, alegres e fazem questão de disseminar energia positiva e alto astral por onde quer que passem. Estão sempre em busca de novidades e não se lamentam quando algo dá errado, pois acreditam na importância de aprender com as experiências. Buscam avidamente os novos conhecimentos e colocam paixão em tudo que fazem. Tendem a exercer verdadeiro fascínio sobre o sexo oposto, mas podem se comportar de um jeito bastante instável nos relacionamentos amorosos.

ROSA (de 29/8 a 23/9)
Na Atlântida, a rosa era o símbolo da intensidade e do prazer de viver. Assim, as pessoas que nascem sob o signo de Rosa são ternas, afetuosas, verdadeiras e intensas. Buscam a plenitude em tudo o que fazem e jamais fogem dos desafios, pois sentem uma profunda alegria em vencer os obstáculos. Sabem extrair o melhor de cada experiência e jamais perdem tempo lamentando ou reclamando de alguma coisa. Apreciam elogios, mas não fazem nada para se sobressair. Generosas, gostam de fazer os outros felizes e ficam na expectativa de colher amor e gratidão.

CRISÂNTEMO (de 24/9 à 18/10)
A justiça e a nobreza de caráter são os atributos associados a essa flor, cuja origem se perde no tempo. As pessoas nascidas sob o signo de Crisântemo são justas e querem ver a harmonia e o equilíbrio disseminados pelo mundo. Apreciam a beleza, a organização, o equilíbrio estético e o requinte. São extremamente elegantes e se comportam com discrição e charme. Precisam apenas controlar a tendência de querer mudar os outros, pois nem sempre aquilo que consideram como sendo o melhor serve de exemplo para os demais.

DEDALEIRA (de 19/10 à 7/11)
Essa flor nasce em forma de cachos e é fonte de alguns extratos medicinais. As pessoas nascidas sob o signo de Dedaleira são enérgicas, cheias de vida e boa vontade. Sonham vencer na vida e não se cansam de lutar por seus objetivos, mas às vezes perdem oportunidades valiosas simplesmente porque não aceitam se curvar diante de regras impostas pelos superiores. Agem de maneira sempre gentil, calorosa e correta. No amor, tendem a revelar um certo romantismo, embora nem sempre se mantenham fiéis a uma só pessoa.

ÍRIS (de 8/11 à 12/12)
Na Atlântida, essa flor era o símbolo do trabalho e da dedicação. As pessoas nascidas sob o signo de Íris tende a ser esforçadas e podem se sair muito bem em cargos de liderança, pois sabem exercer o poder sem resvalar para o autoritarismo. Dotadas de uma intuição apurada e de uma inteligência aguda, são capazes de captar as verdades que se ocultam muito além das aparências. Persuasivas, quase sempre convencem os outros a fazerem exatamente aquilo que elas querem. Embora pareçam acessíveis e extrovertidas, sabem guardar muito bem os próprios sentimentos e desejos. Têm horror a conflitos e sempre optam pelo caminho do entendimento e da conciliação.

MANDRÁGORA (de 13/12 à 5/1)

Símbolo da magia, essa flor tem uma forma que lembra a silhueta de um corpo humano. É fonte de uma substância capaz de induzir a transes hipnóticos, ou estados alterados de consciência, muito úteis à prática de magia. As pessoas que nascem sob o signo de Mandrágora são espiritualmente elevadas e estão sempre em busca do sentido mais profundo
da vida e da existência. Não gostam da rotina, do senso comum, da mediocridade. Têm uma natureza intensa e apaixonada, ainda que
aparentem uma certa frieza e façam questão de impor algum distanciamento às pessoas em geral. É preciso conhece-las bem para saber lhes dar o devido valor.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

todo dia é dia de índio...

Diz a sabedoria indígena que quando não cumprimos o que prometemos, o fio de nossa ação, que deveria estar concluída e amarrada em algum lugar, fica solto ao nosso lado. Com o passar do tempo, os fios soltos enrolam-se em nossos pés e impedem que caminhemos livremente.

Ficamos amarrados às nossas próprias palavras. Por isso, os nativos têm o costume de "por-as-palavras-a-andar", que significa agir de acordo com o que se fala. Isso conduz à integridade entre o pensar, o sentir e o agir no mundo e nos conduz ao Caminho da Beleza onde há harmonia e prosperidade naturais.
..

todo dia é dia de índio...

SABEDORIA INDÍGENA


Diz a sabedoria indígena que quando não cumprimos o que prometemos, o fio de nossa ação, que deveria estar concluída e amarrada em algum lugar, fica solto ao nosso lado. Com o passar do tempo, os fios soltos enrolam-se em nossos pés e impedem que caminhemos livremente.

Ficamos amarrados às nossas próprias palavras. Por isso, os nativos têm o costume de "por-as-palavras-a-andar", que significa agir de acordo com o que se fala. Isso conduz à integridade entre o pensar, o sentir e o agir no mundo e nos conduz ao Caminho da Beleza onde há harmonia e prosperidade naturais.
..