domingo, 13 de dezembro de 2009

MULHERES QUE DIZEM SOM

Nome: Jane Duboc
País de Origem: Brasil
O que faz: Canta! Sublimemente!!!


Hoje foi uma tarde de escutar Egberto Gismonti. Ouvi de novo, de novo, e novamente, muitas músicas já preferidas. Ouvi no meu som o disco novo, "Saudações", que ganhei de presente recentemente (e vou ouvir muitas vezes antes de conseguir falar algo) e revi no "amigo domingueiro" you tube programas que a TV Cultura de São Paulo e a extinta TV Manchete fizeram com ele há um tempo.

Quanto mais escuto a Música "de" Egberto Gismonti, mais me encontro nela. Ela vai nutrindo, assim como água, todos os meus lugares. Vai passeando dentro de mim e eu floresço... Vai ver que é o mesmo sentimento que ele tem pelo Villa-Lobos, quando diz que já toca e "sente" a Música "de" Villa como sendo dele também. Vai ver que, no fundo, e na verdade verdadeira mesmo, é o Brasil que nos amarra num mesmo laço de fita bem dado: colorido, alegre e forte!

Aí, lá pelas tantas, quando já ia encerrando minhas andanças, dei mais um clic e quase morri... Lá estava um suave anjo que ria e cantava. Jane Duboc valseava "Ruth", com ele ao piano. Meus Deus, pensei, vou me desintegrar devagarinho no ar... Fechei os olhos e me deixei conduzir... Ai, minha Nossa Senhora do Rosário, que coisa mais linda! Embalada, subi aos céus e me sentei à direita de Deus-Pai, como reza a oração...

A voz de Jane Duboc é uma reverência à Ruth, a composição, ao piano de Gismonti, à Música, aos meus ouvidos, ao meu coração... Suspirei várias vezes e tive que pelo menos deixar sair meu encantamento através deste post no blogue.

Eu ouvi Jane Duboc pela primeira vez na minha vida cantando Nelson Cavaquinho: "tire o seu sorriso do caminho, que eu quero passar com a minha dor...". O Sérgio Santos, com quem eu tive a honra de fazer meu primeiro show, me disse: "essa é uma das maiores cantoras do Brasil". De fato... Ela tem uma elegância, uma suavidade... Parece comungar com Egberto Gismonti a reverência ao que não se pode tocar; ao que não se vê... Que prazer ir dormir com essa memória no corpo e no espírito!!!

Gratíssima a Dona Música pelas pétalas de rosas que perfumam e amaciam o meu caminho...
Gratíssima a Egberto e Jane...

EM TEMPO:
Jane Duboc lançou em 2008 pela Biscoito Fino o CD "Canção da Espera - Jane Duboc canta Egberto Gismonti". Lindo!

Nenhum comentário: