quarta-feira, 6 de maio de 2009

A ALMA DE EGBERTO GISMONTI NA VIRADA CULTURAL PAULISTA!!!



Fomos, uma turma da pesada {eu, geovana jardim, kristoff silva, felipe josé (do grupo ramo, que tá masterizando o primeiro discão!!!), lauro (anfitrião na velha, linda e boa Sampa!)} ver o show "Alma" (disco de 1986), de Egberto Gismonti, na Virada Cultural Paulista 2009!

Minha gente, é necessário partilhar com vocês o tal feito. Já saímos daqui certos de que veríamos o show, pois o próprio Gismonti havia, num ato de extrema delicadeza, amor e respeito à música, garantido os nossos ingressos. Sim, as filas são quilométricas!!! Quem não chega cedo, não vê os espetáculos que acontecem no Teatro Municipal de São Paulo (que, diga-se de passagem, é uma construção impressionante!). Ou melhor, vê, mas pelo telão colocado do lado de fora.

Pois bem, com a "garantia" dada pela alma do dono, ficamos bem serenos. Íamos ver um piano e um homem, como disse ele ao telefone, quando liguei para, na maior cara de pau, que só os amigos unidos pelos laços coloridos e inquebrantáveis de Dona Música têm, pedir não apenas um, mas seis ingressos. Vimos o tal piano e o tal homem de um lugar especial, capaz de nos mostrar a beleza dos movimentos do corpo e das mãos daquele Sacerdote da Música.

Eu me senti como numa cerimônia sagrada na qual o "sacerdote" vai guiando todos para que ao final possam comungar do "corpo de Deus". Ali, estava aquele sacerdote a nos guiar para que ao final comungássemos a hóstia divina chamada Música.

Ele ia falando da Vida e tocando a Música... Uma por uma, teve história, risos, respirações contidas e explosões de sentimentos guardados que só deixamos sair para fora quando o Maravilhoso nos toma...

Eita! Foi a primeira vez que vi Egberto Gismonti ao vivo! Que Beleza! Meus sinos tocaram e depois de algum tempo de "missa", já não via mais Egberto Gismonti ao piano. Via, sim, as igrejas de Minas, os sotaques do nordeste, as gentes, os índios, os músicos, as músicas, minha mãe, meu pai, Egberto novinho, começando a ser embalado pela Música, sua mãe, que nunca conheci, seu avô Antônio, seu tio Edgar, seus filhos, Bianca e Alexandre, as heranças. Enfim, eu vi o Brasil passando... Vi Villa Lobos. Vi Mário de Andrade. Vi o Brasil passando... Ferozmente brasileiro. Dentro e fora de mim, na missa daquele sacerdote da Música!

Suspirei o meu Brasil de dentro e chorei de alegria por ser BRASILEIRA!!!
VIVA ESSE LUGAR CHAMADO BRASIL, QUE DÁ O PAJÉ, O CABOCLO, A MESTRANÇA, A SABEDORIA DOS ANÔNIMOS QUE AJUDAM A ESCREVER A HISTÓRIA DE VILLA, DE MÁRIO E DE EGBERTO GISMONTI...

QUE PAÍS É ESSE, DE RIQUEZAS SEM FIM, MEU DEUS?!

4 comentários:

Maria Valéria disse...

Oi Déa,

Parabéns!
Adorei receber o post sobre Egberto Gismonti na Virada!
Gostei muito de saber que você tem um blog, vou linkar seu blog no meu - MinasTrain - que é só sobre Minas Gerais. Vamos ter um post só sobre o 'TumTumTum' e você, viu?
.
http://minastrain.blogspot.com/
.
Beijos,
Maria Valéria.

Marcela Bertelli disse...

Dea, minha amiga tão querida
Obrigada por escrever, de maneira tão "inteira", a alma das coisas que você viu, ouviu, sentiu, ao ver Gismonti em movimento.
Pude imaginar daqui quanta maravilha, homem e piano quase se fundindo, corpo que se molda no ofício de músico, música que brota do fazer do corpo com o tamanho do "Coração" como aquele que intitula a própria música que gosto tanto e que me preenche a alma cada vez que escuto.
Aliás, o Alma ao Vivo é meu "disco de cabeceira"!!!
A inveja que sinto agora não é ruim... mas cheia do desejo bom de viver as coisas sempre assim, com essa potência e sutileza de um encontro como esse, brasileiro.
Um beijo no Seu Coração

Anônimo disse...

Deinha, querida!
Obrigada por me fazer sentir e ver o show que eu perdi.
Pena também que não nos encontramos nessa sua vinda em Sampa: "eu abaxei, você passou"..beijos no seu coração
Sandrinha

Mariza Trancoso disse...

Oi, minha querida!
Delícia ler e reler seu belo e emocionado texto. Que pessoa mais "multitalento" é esta minha prima!
Partilhar conosco sua emoção - e de forma tão poética - é um presente dos deuses!
Obrigada.
Beijo
Mariza