segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A RESPEITO DA H1N1, TAMBÉM CONHECIDA COMO GRIPE SUÍNA...

Influenza A subtipo H1N1 também conhecido como A(H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína hemaglutinina e a letra N à proteína neuraminidase. Este subtipo deu origem, por mutação, a várias estirpes, incluindo a da gripe espanhola (atualmente extinta), estirpes moderadas de gripe humana, estirpes endémicas de gripe suína e várias estirpes encontradas em aves. Variantes de H1N1 de baixa patogenicidade existem em estado selvagem, causando cerca de metade de todas as infecções por gripe em 2006. Em Abril de 2009, um surto de H1N1 matou mais de 100 pessoas no México, e pensava-se existirem mais de 1500 indivíduos infectados em todo o mundo em 26 de Abril de 2009. O Centers for Disease Control and Prevention nos Estados Unidos avisou que era possível que este surto desse origem a uma pandemia. No balanço oficial da OMS divulgado no começo da manhã de 8 de maio de 2009, que não inclui o aumento de casos na América do Norte, Europa e América Latina, o número de contaminados era de 2384, com 42 mortes.
Vídeos esclarecedores:
A segunda onda da gripe suína
Países do hemisfério norte se preparam para as temperaturas mais baixas do outono e do inverno, que devem contribuir para o aumento no número de casos da nova doença.
Enquanto o verão no hemisfério norte se aproxima do fim, os países da América do Norte e da Europa começam a se preparar para o retorno da gripe suína. Diversos especialistas acreditam que o segundo ataque do vírus Influenza A (H1N1) será muito mais grave que o primeiro, que começou no México, já durante a primavera no norte. Autoridades internacionais de saúde afirmam que a queda das temperaturas nos próximos meses pode levar a um rápido aumento no número de casos, ao fechamento de escolas e locais de trabalho, e a perturbações em hospitais - o que já ocorreu em países do hemisfério sul, como Argentina e Nova Zelândia, além do Brasil, que enfrentaram a primeira onda de gripe suína durante o outono e o inverno. O retorno às aulas após as férias de verão também pode ser um agravante para o aumento no número de casos em países como EUA e Inglaterra. "O vírus ainda está por aí e está pronto para explodir", disse William Schaffner, especialista em gripe que aconselha funcionários federais de saúde nos EUA, ao jornal Washington Post. O presidente americano Barack Obama está reunido nesta semana com os governos mexicano e canadense e uma das pautas das conversas é a gripe suína. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 300 pessoas já morreram por conta do vírus A (H1N1) nos EUA, 142 no México, e 59 no Canadá. O governo americano já está fazendo recomendações do que os pais devem fazer se os filhos ficarem doentes, se as escolas e ambientes de trabalho forem fechados e como doutores devem tratar os pacientes. Especialistas esperam que as precauções minimizem a contaminação e os casos de morte. Além das 23 milhões de doses de Tamiflu que já estão disponíveis nos EUA, o governo americano enviou outras 11 milhões de doses para os estados, e também comprou mais 13 milhões para repor o estoque. As vacinas contra gripe suína não devem ficar prontas antes do meio de outubro.
Tamiflu:Oseltamivir (Tamiflu)
O Tamiflu é um medicamento que somente deve ser usado sob prescrição médica.
Mecanismo de ação do Tamiflu: O fosfato de oseltamivir é uma pró-droga do carboxilato de oseltamivir, um inibidor potente e seletivo das enzimas neuraminidase do vírus da gripe, que são glicoproteínas encontradas na superfície do vírion. A atividade da enzima viral, neuraminidase, é importante tanto para a entrada do vírus em células não infectadas quanto para a liberação de partículas virais formadas recentemente de células infectadas e a expansão posterior do vírus infeccioso no organismo. O carboxilato de oseltamivir inibe a neuraminidase do vírus da gripe de ambos os tipos: Influenza A e B. As concentrações inibitórias in vitro encontram-se na faixa nanomolar inferior. O carboxilato de oseltamivir também inibe a infecção e replicação in vitro do vírus da gripe e inibe a replicação e patogenicidade in vivo do mesmo. O carboxilato de oseltamivir reduz a proliferação de ambos os vírus da gripe A e B pela inibição da liberação de vírus infecciosos de células infectadas.
Indicações de Tamiflu Tamiflu cápsulas Tamiflu é indicado para o tratamento e para a profilaxia de gripe em adultos e crianças a partir de 8 anos de idade, ou com 40 kg ou mais de peso corporal, que sejam capazes de ingerir cápsulas. Tamiflu Pó para suspensão oral Tamiflu é indicado para o tratamento e para a profilaxia de gripe em crianças entre 1 e 12 anos de idade.
Contra-indicações de Tamiflu Hipersensibilidade ao fosfato de oseltamivir ou a qualquer componente do produto. Este medicamento é contra-indicado em crianças abaixo de 1 ano de idade.
Advertências sobre o uso de Tamiflu Não há evidência da eficácia de Tamiflu em qualquer tipo de doença causada por outros agentes que não os vírus causadores da gripe, Influenza A e B. Instruções especiais de dosagem para pacientes de grupos de risco: vide item 6, Posologia.
Alternativa: Anis Estrelado:
"O anis estrelado, amplamente cultivado na China, é o extrato-base (75%), da produção do comprimido Tamiflu, da Roche (empresa do antigo Secretário de Defesa dos EUA Donald Runsfield). Mas, como é um pouco difícil encontrar o anis estrelado aqui no Brasil, podemos usar o nosso anis mesmo – a erva-doce – pois esta erva possui as mesmas substâncias, ou seja, o mesmo princípio ativo do anis estrelado, e age como anti-inflamatória, sedativa da tosse, expectorante, digestiva, contra asma, diarréia, gases, cólicas, cãibras, náuseas, doenças da bexiga, gastrointestinais, etc... Seu efeito é rápido no organismo e baixa um pouco a pressão, devendo ser feito o chá c/apenas uma colher de café das sementes para cada 200ml de água, administrado uma a duas vzs dia, de preferência após uma refeição em q se tenha ingerido sal. Se vc está lendo, ajude a divulgar o uso da erva-doce como preventivo do H1N1, ou mesmo como remédio a ser tomado imediatamente após os 1ºs sintomas de gripe, pois seu princípio ativo poderá bloquear a reprodução do vírus e mesmo evitar seu maior contágio.

Nenhum comentário: